Empreendedores do turismo serão formalizados e capacitados em Canavieiras

José Carlos, André Bombom e Fernando Volpi
Ascom

A formalização e qualificação dos profissionais que atuam na prestação de serviços turísticos em Canavieiras, sul da Bahia, são o ponto de partida para a profissionalização do setor. A convite da coordenadora da Unidade do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o secretário municipal de Turismo e Esporte de Canavieiras, Fernando Volpi, esteve na sede da regional, em Ilhéus, para firmar parceria com a Instituição.

Em ‘Canes’, como a cidade é chamada pelos visitantes, a prefeitura ainda não tem um diagnóstico completo, mas assegura que pelo menos 60% dos prestadores de serviço ainda atuam na informalidade. Uma das propostas para o desenvolvimento econômico local, segundo o secretário, é focar, nos próximos anos, na valorização do turismo esportivo, de eventos e da melhor idade. “Por isso temos que ter uma mão de obra preparada para receber os mais variados perfis de visitantes”, reconhece Volpi.

A nova gestão municipal de Canavieiras também pretende criar uma rede de prestadores de serviços formalizados para atender a estrutura pública local, com realização de pequenas obras e outros tipos de prestação de serviço. “Por isso, tornar-se um Empreendedor Individual é fundamental para a consolidação dessa parceria”, garante.

Doce iniciativa - André Silva dos Santos, conhecido como ‘André Bombom’, tem 30 anos e há 10 produz bolos, tortas e salgados. A maior parte da sua produção é consumida pelos visitantes de Canavieiras. Mas tudo é feito na informalidade. A produção é em casa, desenvolvida de forma manual e a venda adaptada em uma garagem do centro da cidade. “A torta de chocolate com limão é o maior sucesso”, comemora.

Em dias normais, André produz de seis a oito tortas salgadas e doces. Em períodos de festas, consegue triplicar a produção. Mas não consegue ampliar seu leque de clientes. “Quero também atender a eventos em hotéis e até na prefeitura. Mas para isso preciso ter CNPJ e emitir nota fiscal”, afirma.

Ele resolveu tornar-se um Empreendedor Individual. Não perdeu tempo. Aproveitou a visita ao Sebrae para fazer o cadastro na sede da Unidade Regional em Ilhéus. “André passa a simbolizar essa parceria, que tem tudo para render excelentes frutos. A cidade tem muitos interessados em sair da informalidade e trabalharemos para sensibilização e legalização de novos empreendedores”, assegura Claudiana Figueiredo.

Presença local - Gestor do Projeto Negócio a Negócio, José Carlos Oliveira lembra que diversas ações do Sebrae estão sendo executadas em Canavieiras. O município já tem 386 Empreendedores Individuais formalizados e, nos últimos seis meses, 140 empresas foram visitadas por Agentes de Orientação Empresarial

O programa prevê a realização de um diagnóstico empresarial, a implantação de um plano de ação, propondo soluções para a melhoria da empresa, e uma visita de acompanhamento das ações sugeridas. Com esse serviço, o empreendedor pode receber o atendimento especializado do Sebrae com foco em gestão empresarial, de forma presencial, gratuita e continuada.

Claudiana Figueiredo lembra ainda que o município de Canavieiras está inserido no programa de Economia Criativa do sul do Estado, passando a oferecer estímulo ao fomento e à valorização do conhecimento e a experiência das pessoas em negócios rentáveis que preservem o meio ambiente e sejam socialmente justos. O Comitê Gestor do Projeto de Economia Criativa da Costa do Cacau é coordenado pela Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus.